sábado, 1 de março de 2014

Experiência #3 | Batman

Nessa terceira experiência, vamos falar sobre o que eu e a maioria dos nerds achamos sobre um personagem que é até hoje um dos três super-heróis mais populares do mundo, os outros são Superman (também da DC) que foi retratado na Experiência #2 | Superman e o Homem-Aranha (da Marvel Comics) na Experiência #1 | Homem-Aranha

Introdução

Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição foi em maio de 1939, na revista Detective Comics #27, embora haja controvérsia em relação aos desenhos de Frank Foster de 1932 . Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo.
Vivendo no mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman tem como identidade secreta seu alter ego Bruce Wayne, empresário, playboy, bilionário e filantropo. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança, teria levado o jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revólver tornou-o averso a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado na figura que o amedrontava quando criança: morcego. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime.

Minha Opinião

Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age quando o usa tem o objetivo de intimidar seus adversários. Enquanto Bruce Wayne é despreocupado e irresponsável, Batman é frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando torna-se Batman, tanto para disfarçar como para intimidar.

A polêmica sobre a autoria

O desenhista Bob Kane é oficialmente creditado como o criador do Super-herói. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras. Porém é amplamente aceito que o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves do mito, que muitos o consideram um co-criador. Foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou. Ainda concorrem com Kane e Finger, o desenhista Frank Foster II, artista ligado a indústria de publicações de Nova Iorque na Década de 1930, uma vez que ele apresentou publicamente desenhos de um personagem chamado Batman, esteticamente muito similar ao personagem em discussão. Tais desenhos, anteriores a 1939, foram considerados autênticos pela DC Comics.

Artistas de maior destaque

Com histórias em quadrinhos publicadas ininterruptamente desde maio de 1939, passando por várias revistas diferentes, Batman já teve aventuras criadas e desenhadas por muitos artistas. No entanto, alguns artistas, ou devido à importância de determinada história clássica, ou pela contribuição que tiveram pra enriquecer o Universo do personagem, ou até mesmo, simplesmente, pela grande quantidade de anos e histórias com que trabalharam com ele, ganharam maior destaque e são sempre lembrados pelos fãs/leitores, ou mesmo pela crítica especializada.
Entre eles destacam-se Bob Kane, Bill Finger, Jerry Robinson, Dick Sprang, Sheldon Moldoff, Neal Adams, Dennis O'Neal, Marshall Rogers, Doug Moench, Frank Miller, Jim Aparo, Alan Grant, Norm Breyfogle, Chuck Dixon, Graham Nolan, Jim Lee, Grant Morrison e Frank Quitely.

História editorial

Oficialmente, o super-herói Batman foi criado em 1939, por Bob Kane, sob encomenda da DC Comics, a qual, na esteira do sucesso estrondoso do Superman, o primeiro Super-herói da história dos quadrinhos, encomendou o novo Super Herói. Hoje em dia, se reconhece, no entanto, que o personagem teria sido idealizado originalmente ainda em 1932, por Frank Foster, o qual ofereceu sua criação à editora, mas esta não teria se interessado. Bob Kane teria criado o visual e a ideia original de um super-herói sem poderes, um detetive, que trabalharia nas trevas, em histórias sombrias. Mas foi o roteirista Bill Finger quem deu o formato definitivo do personagem ao longo da década seguinte, definindo seu caráter, o estilo de suas histórias e personagens, assim como vilões e locais clássicos do universo do personagem.

As histórias em quadrinhos eram, a princípio, voltados a um público mais jovem, e tinham um caráter recreativo. Por isso, Finger fez do Homem Morcego um personagem que não mata nem usa armas de fogo. Logo, adicionou o personagem Robin, primeiro Sidekick, ou parceiro mirim de um super herói de quadrinhos. Robin era uma criança alegre e multicolorida, pra quebrar o clima muito sombrio das primeiras histórias. Ainda na década de 1940, criou-se a cidade fictícia de Gotham City, pra ambientar as histórias do personagem e se permitir uma maior liberdade criativa, além de refletir o clima sombrio/noir de suas histórias.

Ainda nessa fase chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, o trio criativo do personagem, Kane, Finger e o arte-finalista Jerry Robinson, criaram uma galeria de vilões formada por personagens geralmente sem super-poderes, marcados pela loucura e psicopatia. Assim, criou-se Coringa, Mulher-Gato, Pinguim, Charada, Espantalho, Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Hugo Strange.

A ascensão da indústria de gibis de Super Heróis nos Estados Unidos esteve profundamente ligada ao ambiente provocado pela Segunda Guerra Mundial. Com o fim deste conflito, a indústria caiu dramaticamente. Apenas Batman, Superman, Mulher Maravilha e Capitão Marvel conseguiram continuar ininterruptamente a venda de suas revistas pelo período posterior. Batman e Superman foram se firmando como The World Finest, os maiores heróis do mundo. Começou assim a era dos encontros entre heróis e personagens de revistas diferentes, nascendo o conceito de Universo Editorial, no caso, o Universo DC e a produção de Crossovers.

A Década de 1950 foi marcada por dois fatores decisivos: a Guerra Fria; e a admiração e espanto do público em geral pela tecnologia, especialmente bélica e espacial. A Guerra Fria, a qual opôs os americanos capitalistas e a União Soviética socialista ocasionou uma perseguição, dentro dos Estados Unidos, a qualquer pessoa, instituição ou publicação que soasse comunista, e por tanto, traidora dos valores americanos. Esse movimento, liderado pelo congressista Mac Carthy foi conhecido como Maccartismo. As histórias em quadrinhos foram só mais um setor que foi pressionado e influenciado pelo Mccarthismo, o qual impôs que as histórias passassem a ser mais infantilizadas, simples, evitando qualquer assunto mais sério, polêmico ou de cunho social, pois se cria que comunistas poderiam estar semeando críticas e oposição ao capitalismo. Assim, nesse momento de infantilização forçada, surgiram personagens como Ace, o Bat-cão, o Bat-mirim e a Batwoman.

Paralelamente, o momento de avanços tecnológicos e científicos que o público assistia espantado, influenciou profundamente o tipo de roteiros que se escrevia pros personagem nesta década. Super-heróis com poderes e origens com explicações pseudo científicas, como o Lanterna Verde Hal Jordan, e o Flash Barry Allen são dessa época, substituindo versões antigas e mágicas desses heróis. Essa nova geração, com um novo estilo de histórias, levou a uma "atualização" dos personagens antigos, como o próprio Batman, sendo que este novo personagem atualizado era um tanto diferente do original. Isto provocaria reverberações na década seguinte. O vilão criado nesse período que obteve maior destaque foi o Senhor Frio. O grande artista por trás das revistas do Cavaleiro das Trevas nesse período foi Dick Sprang.

As histórias do Batman prosseguiram neste estilo durante a Década de 1960. Data desse período a estréia de Hera Venenosa e do Superman Composto. Nesta década, o personagem Batman ganhou grande projeção devido à estréia e sucesso do clássico seriado Cômico da Televisão, estrelado por Adam West e Burt Ward. Por sinal, foi por exigência dos produtores do seriado, que se criou nos quadrinhos a segunda (e definitiva) versão da personagem Batgirl, além de se ressuscitar o personagem Alfred Pennyworth, morto nos quadrinhos há algum tempo . Um fato decisivo não só pro Cruzado de Capa, mas pra todo Universo DC, foi a implementação do conceito de Multiverso. Como dito anteriormente, versões atualizadas de personagens antigos foram inseridas durante a Década de 1950. Na década seguinte, se decidiu que os personagens originais ainda existiriam, vivendo paralelamente aos atuais, de forma independente, como se houvesse várias versões do mesmo mundo e dos mesmos personagens. Assim, existia o Universo do Batman ativo, mas também um universo do "Batman original". Isso valeria até Crise nas Infinitas Terras, e seria trazido de volta após Crise Infinita.

A Marvel Comics acabou influenciando profundamente novos rumos nos roteiros do personagem. As histórias mais adultas e caráter dúbio dos personagens da editora concorrente, como o Homem Aranha e o Hulk,e seu sucesso crescente durante a Década de 1970, levaram a DC Comics a repensar sua linha editorial, o que ajudou o Batman a sair da sombra limitativa que o Maccartismo impunha aos roteiristas. As histórias do personagem passaram então a ser produzidas pelo roteirista Dennis O'Neal, pelo desenhista Neal Adams e pelo arte-finalista Dick Giordano, trio o qual criou histórias que traziam o personagem e seu mundo de volta ao estilo detetivesco e sombrio original. Na verdade, a dupla lançou a base do Bat-universo e das histórias dos personagens, os quais duram até a atualidade. Assim o super-herói seguiu durante a Década de 1970.Data desse período a criação dos vilões Ra's Al Ghul, Talia al Ghul e Morcego Humano.

Uma questão que foi se consolidando, especialmente desde esta década até a Década de 1980, foi a Continuidade Cronológica, isto é, as histórias e o mundo onde elas ocorrem vão ganhando um grau de realismo e seriedade que é irreversivelmente adicionado e imposto a elas, como, por exemplo, o envelhecimento dos personagens e a sequência histórica de fatos, de modo que os fatos e acontecimentos anteriores fazem parte de uma cronologia lembrada e respeitada (no começo, não se respeitava muito essa questão de lógica e concatenamento cronológico de histórias e acontecimentos ocorridos nelas). Assim, o Robin Dick Grayson, que já havia se tornado adolescente,e se distanciado de Batman, agora se tornou adulto, separando-se em definitivo da Dupla Dinâmica, assumindo a identidade de Asa Noturna. Logo os roteiristas decidiram por trazer de volta o personagem Robin, com um novo personagem, Jason Todd. Datam dessa época os vilões Máscara Negra e Crocodilo.

Ainda nos Anos 80 a DC Comics decidiu que iria submeter seus personagens e suas histórias à Continuidade Cronológica, além de pôr termo ao confuso conceito de Multiverso e Terras Paralelas, com suas inúmeras variações dos mesmos personagens, até por considerar que tantos universos paralelos independentes pra que escritores e leitores lembrassem e respeitassem, acabavam por estrangular cada vez mais a liberdade criativa dos escritores. Assim, na maxi-série Crise nas Infinitas Terras, o Batman teve todas as suas múltiplas versões paralelas anteriores abandonadas. Os roteiristas dos personagens, inclusive do Batman, teriam plena liberdade para reescrever totalmente a origem dos personagens, as características do Bat-verso, e aproveitar apenas o que lhes interessasse das histórias existentes até então. Essa situação editorial produziu algumas das melhores histórias em quadrinhos da história, tanto dando uma conclusão às versões anteriores dos personagens, como dando uma nova origem à versão atualizada deles. Assim foram escritas e publicadas histórias como O que aconteceu ao Homem do Amanhã e o clássico absoluto O Cavaleiro das Trevas. Escrita por Frank Miller, essa história, a qual descreve uma versão definitiva do caráter, motivações e da importância e significado do Batman, é tida por boa parte dos fãs, artistas e crítica especializada, com a melhor história em quadrinhos já escrita. Na esteira dessa publicação, outras histórias definitivas foram lançadas, como Batman: Ano Um, também de Miller, reescrevendo a origem definitiva do personagem; e, alguns anos depois, A Piada Mortal, de Alan Moore, que conta a história definitiva do Coringa. Aliás, duas histórias do Cruzado de Capa, O Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal, formam, ao lado de Watchmen, as consideradas Três histórias definitivas de Super-Heróis.

A Década de 1980 ficou conhecida como Era plutônio dos Quadrinhos, pois, influenciado pela Continuidade Cronológica, e buscando se aproximar da realidade dos leitores, acabou tornando os roteiros mais violentos e adultos, apresentando em quantidade e qualidade cada vez maior, violência e mortes de personagens. Assim, o Coringa deixou paraplégica a Batgirl original, Bárbara Gordon, em A Piada Mortal, antes de espancar com um pé-de-cabra o Robin Jason Todd e, por fim, matá-lo com uma explosão em Morte em Família. Isto ocorreu porque o segundo Robin, substituto do original Dick Grayson , tinha uma personalidade e estilo diferentes do original, as quais não agradaram boa parte do público de leitores. Assim a DC Comics decidiu dar aos próprios fãs/leitores a oportunidade de escolher se queriam que o parceiro mirim continuasse ou e ele seria morto. Asim, através de votação por telefone, foi escolhida a morte de Jason Todd, com vitória por apenas 72 votos. Nessa época, destacou-se como desenhista das Bat-revistas Jim Aparo.

Comemorando os 50 anos da criação do herói em 1989, foi lançado nos cinemas o Longa-metragem Batman, O Filme, o qual alcançou grande sucesso principalmente graças à atuação memorável de Jack Nicholson como o Coringa.

A partir da Década de 1990 os personagens de quadrinho americanos, e o Batman entre eles, começaram a passar por mudanças drásticas e acontecimentos dramático em suas vidas em uma profusão muito alta. Os personagens DC vinham decaindo em vendas, além de sofrerem com a visão estereotipada de que seus personagens e histórias eram, na prática, uma eterna repetição (O Superman sempre amou Lois Lane desde os anos 40, mas nunca nem namorou ela; o Batman sempre prendia os vilões ao fim da história, mas estes sempre fugiam, e assim se repetia o mesmo ciclo há mais de meio século). Tentando atrair novos leitores e mudar essa imagem, a DC decidiu provocar mudanças drásticas em alguns personagens. Assim, o Lanterna Verde Hal Jordan teve sua cidade (Coast City) destruída. O mesmo ocorreu com a Tropa dos Lanternas Verdes e, por fim, Hal tornou-se em um vilão e foi substituído por um outro personagem. O Superman foi simplesmente morto.

Com o Batman, o trio de roteiristas Doug Moench, Graham Nolan e Alan Grant, capitaneados pelo agora editor Dennis O'Neal, criaram a longuíssima saga A Queda do Morcego, a qual durou praticamente dois anos. Nela, Bruce Wayne passou a sofrer com Estresse. Foi criado o vilão Bane, o qual, explorando este momento, deixou o herói paraplégico. O Super-herói Batman foi substituído por Jean Paul Valley, que modificou totalmente o uniforme clássico, foi extremamente violento e, por fim, permitiu a morte de um vilão. Ao fim, Bruce Wayne, curado, tomou de volta o capuz do morcego.

O Herói tornou-se o mais rentável da editora, sendo produzidos filmes milionários estrelados por ele, ao mesmo tempo em que era o líder de vendas entre a revistas. Personagens coadjuvantes como Robin, Mulher Gato e Azrael ganharam revistas próprias. Um fato histórico, foi o crossover entre os super-heróis DC Comics e da Marvel Comics. Nele Batman enfrentou e, graças a uma votação direta dos fãs, derrotou o Capitão América. O Personagem passou por variadas mudanças nos anos seguintes, com heróis clássicos passando por substituições temporárias, com o próprio Batman, Robin, Batgirl e até o Comissário de Polícia de Gotham. Entre várias maxi séries, destaque para Contágio, A Vingança do Demônio e Terremoto que mostraram a destruição de Gotham City após pestes de Virus Ebola, e um Sismo avassalador, culminando na saga Terra de Ninguém, quando Gotham, destruída, é apartada do resto dos Estados Unidos, caindo em um estado de caos social, guerra de gangues e guerra de sobrevivência.

Na primeira década do Século XXI, o destaque foi o desenhista Jim Lee tendo assumido o lápis das histórias do personagem. Outro grande destaque foi quando o roteirista Grant Morrison assumiu as histórias do "Dono da Noite", trazendo de volta características antigas abandonadas do personagem, como seu filho Damian Wayne e uma comunidade de "Batmen" espalhados por outros países. Grant, por fim, escreveu as Maxi séries Batman R.I.P. e Crise Final, que trazem a morte de Bruce Wayne. Na verdade, desde que o parceiro infantil surgiu na Década de 1940, era esperado e imaginado o dia em que o eterno primeiro Robin, Dick Grayson, assumiria em definitivo sua herança e destino como Batman. Mais tarde, Bruce foi "ressuscitado". Entre os vilões surgidos nessa época, destacou-se Silêncio.

Por fim, na Década de 2010, a DC Comics fazer um novo "reboot", a Maxi Série Os Novos 52, com os mesmos objetivos de Crise nas Infinitas Terras, quais sejam, atualizar personagens e atrair leitores. Assim Batman teve sua origem e história novamente reescrita atualizada.

Histórico

Através dos anos, a origem do homem morcego sofreu diversas revisões. Uniformes, parceiros e até a própria personalidade do Batman passou por mudanças. Outros aspectos, como a morte de seus pais e a sua busca por justiça, permaneceram.
Constante em todas as versões do Batman é o seu alter-ego: Bruce Wayne. Milionário, ou bilionário (dependendo da época), playboy, empresário e filantropo que optou por combater o crime em Gotham City após o assassinato de seus pais, o médico Thomas Wayne e sua esposa Martha Wayne.

Era de Ouro

A origem de Batman na Era de Ouro foi mostrada pela primeira vez em Detective Comics 27, em maio de 1939. Apenas em Batman #47, de Junho/Julho de 1948, foi mostrada mais detalhadamente. Segundo essas histórias, Bruce Wayne nasceu em 1916, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha. Bruce foi para a Mansão Wayne onde teve uma vida feliz e saudável até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrão vulgar, quando voltavam para casa, depois de assistir a um filme no cinema. Após o acontecido, Bruce foi criado na Mansão Wayne por seu tio, Philip Wayne.
Bruce jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces, fugas e ventriloquia. Ele sabia, no entanto, que apenas essas habilidades não bastariam.
Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce pensou que seu disfarce deveria assustá-los, meter-lhes muito medo. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman. Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, mas o "Cruzado de Capa" conseguiu a simpatia dos homens da lei no começo da década de 1940.
Em 1940, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin. Também em 1940, Batman tornou-se um dos membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América.
O Bruce Wayne dessa época vivia realmente como um playboy, aproveitando do que sua fortuna lhe propiciava e se divertia. Bruce Wayne era uma vida real.
Com a introdução do Multiverso da DC Comics na década de 1960, foi descoberto que o Batman da Era de Ouro vivia na Terra 2. Também foi revelado que, em meados da década de 1950, Bruce Wayne fez parceria e se casou com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle. A primeira filha do casal nasceu em 1957 e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, ficando o Cavaleiro das Trevas semi-aposentado, aparecendo apenas para resolver casos especiais. Após a aposentadoria do Comissário Gordon, Bruce Wayne tomou seu posto como comissário de polícia em Gotham City.
No final dos anos 1970, a vida de Bruce Wayne ficou tumultuada, enquanto ele lidava com a morte de sua esposa Selina. Após a morte de Selina, Bruce aposentou o Batman permanentemente, mas teve que voltar à ativa quando o criminoso Bill Jensen ganhou poderes sobre-humanos de um feiticeiro chamado Frederic Vaux. Jensen e Batman lutaram, enquanto Jensen usava seus poderes para destruir a si mesmo e ao Batman. Bruce Wayne foi enterrado ao lado de sua esposa Selina. Depois que Vaux foi derrotado, Senhor Destino usou seus poderes para apagar de todos a lembrança de que Bruce Wayne era o Batman, fazendo com que todos acreditassem que os dois faleceram quase ao mesmo tempo.
Após a mega-saga em 12 capítulos Crise nas Infinitas Terras, essa versão do Batman, bem como toda a memória de sua existência, foi apagada.

Era de Prata

Dos anos 1950 aos 1970, vários elementos novos foram adicionados à origem, background e história do Batman. O Batman da Era de Prata apareceu pela primeira vez em meados da década de 1950, com uma origem que era (como revelado em várias Histórias no decorrer do tempo) similar ao do Batman da Era de Ouro. Enquanto as distinções das Eras de Ouro e de Prata são úteis para discutir a evolução do personagem ao longo dos anos, essa evolução foi gradual, e não há uma história específica que diga quando a versão da Era de Ouro deu lugar à da Era de Prata. Mesmo assim, o personagem que apareceu próximo ao começo da Era de prata (meados da década de 1950) era diferente em diversos fatores quando comparado ao que ele era no final da Era de Prata (meados dos anos 1980), devido às diversas pequenas revisões e novos diretores durante as publicações das histórias.
Assim como o Batman da Era de Ouro, o Batman da Era de Prata foi criado por seus pais até os oito anos, quando testemunhou o assassinato deles por Joe Chill, sendo então criado por seu mordomo Alfred (em vez de ser criado pelo seu tio). Bruce jurou vingar-se de todos os criminosos, dedicando sua vida a um treinamento rigoroso.
Em algum ponto no começo de seu treinamento, Bruce vestiu uma fantasia similar à do futuro Robin, recebendo, anonimamente, treinamento de um policial de Gotham, Harvey Harris.Ele e seus guardiães também visitaram Smallville (ou Pequenópolis), onde conheceu o jovem super-herói Superboy e trabalhou com ele em diversos casos. Bruce Wayne frequentou a faculdade com o propósito de estudar criminologia e cursos relacionados às leis, mas logo decidiu que ser um oficial de polícia não era o caminho que deveria seguir. Depois de se formar, Bruce, enquanto pensava sozinho em seus estudos sobre como lidar com criminosos, vê um morcego voar por sua janela, decidindo criar um uniforme de morcego e adotar o nome "Batman".
Algum tempo depois de começar sua carreira como combatente do crime, Bruce adotou um órfão chamado Dick Grayson, cujos pais haviam sido mortos pelo gângster Boss Zucco, e o treinou como seu parceiro, Robin.
Em Detective Comics #235 (Setembro de 1956), Batman descobriu que o assassinato de seus pais não foi um acidente, mas uma "encomenda" do gângster Lew Moxon. O pai de Bruce usou uma fantasia de morcego para um baile a fantasia, no qual pegou Moxon. Jurando vingança, Moxon contratou Joe Chill para arrumar um assalto que resultasse na morte dos Wayne. Batman encontrou-se com Moxon vestindo a fantasia de seu pai (pois o seu uniforme havia sido rasgado em combate) e Moxon, reconhecendo a roupa, atravessou a rua fora da faixa de pedestres e sem olhar pros lados, assustado, e acabou atropelado por um caminhão, morrendo.
As histórias do Batman no começo da Era de Prata (fim dos 1950 e começo dos 1960) apresentavam grandes quantidades de elementos de ficção científica. A partir de Detective Comics #327, de 1964, Batman retomou sua rotina como detetive, ficando os elementos de ficção científica descartados.
Em 1969, Dick Grayson foi para a faculdade e Bruce mudou-se da Mansão Wayne para a cobertura do prédio da Fundação Wayne, mais próxima do centro da cidade, com a intenção de ficar mais próximo da cidade, sua população e os criminosos. Bruce passou a década de 1970 e o começo da década de 1980 trabalhando sozinho, ocasionalmente juntando-se com Robin e/ou Batgirl. As histórias de Batman também se tornaram mais sombrias e macabras durante esse período, com o Cruzado Encapuzado lidando com crimes cada vez mais violentos, incluindo a primeira aparição (desde a Era de Ouro) do insano Coringa.
No começo dos anos 1980, Bruce Wayne adotou um novo parceiro, após Dick Grayson decidir por começar uma carreira como um novo super-herói, o Asa Noturna. Bruce adotou um jovem, Jason Todd, que tinha uma história muito parecida com a de Dick: era acrobata de um circo cuja família foi morta por um assassino. Jason, então, tornou-se o segundo Robin.

Era pós-Crise

Como definido em O Cavaleiro das Trevas, Bruce Wayne é o filho único do casal de milionários Thomas e Martha Wayne, quando, aos oito anos de idade, teve seus pais assassinados após um assalto. Bruce ficou profundamente traumatizado, sendo que sua vida nunca mais foi a mesma. Batman: Ano Um mostra que Bruce foi criado pelo Mordomo Alfred Pennyworth e a médica Leslie Thompkins. Apesar de milionário, Bruce não tirou proveito dos confortos e luxos que poderia ter usufruído. Passou a juventude obcecado em vingança e em impedir que a tragédia que abateu seus pais ocorresse com qualquer outro inocente. Bruce ficou obstinado em dedicar o resto de sua vida pra combater os criminosos e proteger inocentes como um vigilante. Abandonou Gotham City e percorreu várias localidades do mundo, aprendendo artes e técnicas que poderiam lhe ser úteis em eu objetivo, como combate marcial, investigação, disfarce, auto controle, etc.
Voltou a Gotham anos depois, já adulto, provavelmente inspirado pelo surgimento do Superman, fato o qual levou várias pessoas a criar alter-egos heróicos pra combater o crime. Decidido a usar tudo que aprendera pra combater o crime como um vigilante, Bruce tentou, a princípio, ser um vigilante anônimo, mas quase foi preso e morto. De volta à sua mansão, Bruce viu um Morcego atravessar a janela e isto lhe deu a inspiração de que precisaria imprimir medo nos criminosos, aparentando ser um ser sobrenatural, como um Homem Morcego (Batman significa exatamente Homem Morcego). Assim Bruce escavou a caverna abaixo da mansão, criando seu quartel general secreto; desviou dinheiro e tecnologia de suas empresas e fortuna pra montar um arsenal de armas e veículos. Criou um uniforme e passou a agir como vigilante aparentemente sobrenatural, que só agia nas noites, mesclado a escuridão. Só Alfred e Leslie sabiam de seu segredo, sendo que Alfred aceitou, a contra gosto, ser seu auxiliar, enquanto Leslie nunca aceitou isso. Nesta versão, Bruce se importa com sua vida como vigilante, não sentindo prazeres ou aproveitando a vida como playboy Milionário. Na verdade, apenas cultiva essa vida devido à utilidade de ter um alter-ego comum para poder repousar, além de assim ter a fortuna e tecnologia da Wayne Enterprises pra manter o Batman, sendo obrigado, muito a contra gosto, a fingir ser um playboy inconsequente e inútil.
Batman combateu, a princípio, a corrupção que assolava a polícia de Gotham, assim como a máfia que dominava a cidade. Foi nesse período que surgiu a parceria com o então Capitão James Gordon, o que, mais tarde, evoluiu pra uma forte amizade. Mais tarde, Gordon tornou-se Comissário de Polícia. Após o surgimento do Batman, vários ladrões, golpistas ou assassinos acometidas de graves distúrbios mentais surgiram em Gotham city, talvez atraídos pelo desafio que o genial Batman representava. Assim surgiram o Capuz Vermelho, Mulher Gato, Coringa, Charada, Pinguim, Hera Venenosa, Cara de Barro, Senhor Frio, entre outros. Por um período, Batman teve uma aliança informal com Gordon e o promotor público Harvey Dent. Mas Dent teve seu rosto deformado com ácido por um mafioso que acusava, enlouquecendo e se transformando no criminoso psicopata Duas Caras.
Em seu segundo ano como vigilante, Bruce Wayne confrontou um ex-vigilante de Gotham City que voltara à ativa, agora como um violento assassino de criminosos: o Ceifador. O Dono da Noite, pra deter o vigilante sanguinário se viu obrigado a se aliar a Joe Chill, o suposto assassino de seus pais. Batman passou então por duas situações extremas que poderiam ter mudado drasticamente sua iniciante carreira: Primeiro, Bruce quase assassinou Joe Chill com uma arma, mas o Ceifador acabou executando o criminoso antes. Segundo, Bruce, traumatizado com toda a situação, decidiu se aposentar como vigilante, caso se casasse com a filha do Ceifador, mas como ela se negou ele prosseguiu em sua solitária vida como detetive.
No terceiro ano de carreira do Batman, Bruce presenciou o assassinato dos pais do jovem Dick Grayson. Comovido, até pela similitude com sua situação, Bruce adotou Dick como seu pupilo,e por fim, resolveu revelar a ele seu segredo e oferecer treinamento pra que o garoto pudesse se tornar seu parceiro, tivesse vingança e promovesse justiça. Dick aceitou e assim surgiu Robin e a dupla dinâmica. Pouco tempo depois, Dick quase foi espancado até quase morrer pelo Duas Caras. Tempos depois, juntou-se à dupla a Batgirl que era a filha adotiva do Comissário Gordon, Bárbara Gordon.
Batman e Robin atuaram juntos por anos, até que Dick teve que ir pra faculdade, distanciando-se de Bruce. Nessa época Batman conheceu e teve um romance com Talia al Ghul, o qual foi desfeito quando conheceu o pai dela, Ra's Al Ghul. Tratava-se de um poderoso vilão que descobrira um meio de se manter imortal e que entendia que o planeta e a humanidade corriam risco de extinção, graças à superpopulação que destruía perigosamente os recursos naturais. Ra's pretendia exterminar a maior parte da população humana, até uma quantidade controlável que deveria ser liderada por ele. Ele, ao ver toda a capacidade e genialidade de Batman, quis que ele se torna-se seu genro e sucessor, o que Bruce não aceitou. Mais tarde, Bruce descobre que Talia engravidou dele, tendo um filho, Damian Wayne com o qual Bruce não mantem contato.
Por fim, Dick que já se tornava adulto, e atuava cada vez mais distante do Morcego, e próximo aos Novos Titãs, resolveu abandonar de vez o traje de Robin e criar o Asa Noturna. Bruce atuou algum tempo sozinho, mas logo conheceu Jason Todd, um menino de rua, órfão que tentou roubar os pneus do Batmóvel. Bruce viu nele coragem e ousadia, por fim adotando-o, revelando seu segredo, e oferecendo a chance de ser o segundo Robin. Mas logo Bruce entrou em uma das piores fases de sua vida. O Coringa deixou Bárbara Gordon paraplégica,e tentou enlouquecer seu pai. Pouco tempo depois, o problema foi Jason Todd. O garoto era impulsivo, descuidado e sua ira e mágoa com suas tragédias pessoais cresceu a ponto de Bruce afastá-lo. Acabaram atuando juntos novamente na África, perseguindo o Coringa o qual tentou vender um Míssil Nuclear a terroristas, assim como achar a mãe de verdadeira de Jason, desconhecida por ele. Jason a encontra mas é traído por ela, espancado pelo Coringa com um pé de cabra até quase a morte,e por fim, deixado, junto com a mãe pra morrer em uma explosão.
A morte violenta de Jason, e a culpa que Bruce sentiu, uma vez que foi ele quem ofereceu a vida como vigilante ao menino, levou o Cruzado de Capa a entrar em um ciclo auto destrutivo. Alfred e dick, vendo que Bruce logo acabaria morto nesse ritmo, convenceram-no a aceitar o jovem Tim Drake como terceiro Robin. Tim deduzira a identidade secreta de Batman e Asa Noturna e se oferecera pra ser um novo Robin, chegando até mesmo a salvar ambos da morte certa nas mãos do Duas Caras. Após um longo treinamento Tim oficialmente tornou-se o terceiro Menino Prodígio. Passados alguns meses, sua mãe é assassinada.
Após muitos anos seguidos enfrentando os mais cruéis e doentios assassinos, sendo levado aos limites corporais e psiquicos, Bruce passa por um progressivo Estresse emocional e psíquico além de estafa física. Paralelamente, o ex-presidiário Bane chega a Gotham City, disposto a derrotar o nunca antes derrotado Batman,e dominar o submundo da cidade. Bane, deduz a identidade secreta de Bruce, explora seu crescente problema,e provoca a fuga em massa do Asilo Arkham, sanatório criminal onde todos os psicopatas presos por Batman estavam. Batman enfrentou seus piores inimigos, de uma vez, e, por fim, esgotado, foi facilmente derotado por Bane, que fraturou sua Coluna Vertebral, deixando-o paraplégico. Bruce escolhe Jean Paul Valley, um super herói novato chamado Azrael, com muito potencial, mas muito instável, pra substituí-lo. Jean Paul derrota Bane, mas acaba sucumbindo aos seus problemas psíquicos, modificando o uniforme do Batman, inserindo armas, agindo violentamente,e por fim, deixando o assassino Matadouro morrer. Bruce, paralelamente, conseguiu curar-se graças à mutante Sandra Asplin, e derrota Jean Paul, usando da mera astúcia, tomando de volta o manto do morcego.
Bruce chegou a se licenciar por um tempo, quando Dick Grayson assumiu pela primeira vez o manto do Homem Morcego. Batman passa a integrar também a Liga da Justiça. Anos mais tarde, Gotham City foi assolada por uma Epidemia de uma variação do Virus Ebola, disseminada intencionalmente pela Ordem de São Dumas, a organização que criara e traumatizara Azrael. Depois descobriu-se que o virus fora criado por Ra's Al Ghul, com objetivo de exterminar a maior parte da humanidade. Gotham jáhavia sido arrasada com o contágio, mas foi então atingida por um violento Terremoto, o que levou a um estado de calamidade extremo. Por fim, ouve um lobby, que levou o Congresso Americano a banir a cidade de Gotham city da União, sendo cortadas as ligações com o país, proibido o tráfico para dentro ou fora da cidade,e por fim, abandonados à sua própria sorte os que decidiram ficar. Gotham virou uma terra de ninguém, sem a menor infra estrutura, habitada apenas por bandidos, desajustados, ou pessoas extremamente miseráveis, sem outro lugar pra ir. Vários vilões tornaram-se chefes de gangues, as quais repartiram trechos da ilha de Gotham entre si, numa constante guerra que , por fim, teve a vitória de Batman e dos policiais que ficaram. No entanto, Sarah Essen Gordon, esposa do comissário, foi assassinada pelo Coringa. Por fim, Lex Luthor, com objetivos eleitorais pois almejava se tornar Presidente americano, convenceu o Congresso a reverter o banimento de Gotham,e ajudar na sua reconstrução e re-inserção no país.
Na sequência, Cassandra Cain assumiu o manto de Batgirl, e Stephanie Brown, ex salteadora, substituiu Tim Drake como quarto Robin e primeira Robin feminina. Mas ela acabou provocando uma sanguinária guerra de gangues, na qual acabou aparentemente morta, abrindo espaço ao retorno de Tim Drake como Menino Prodígio. Dick Grayson é oficialmente adotado como filho legítimo de Bruce Wayne. Passado algum tempo, Tim Drake perde seu pai, e também é adotado por Bruce como filho. Algum tempo depois, graças às manipulações espaço-temporais de Alexander Luthor e do Superboy Primordial, o continuum temporal foi alterado,e Jason Todd teve sua história modificada, voltando à vida, e se tornando um assassino desequilibrado, rancoroso e desnorteado, querendo tanto se vingar do Coringa, que o matou, quanto de Bruce, que não se vingou do Coringa, matando-o. Jason tornou-se um anti-herói ambíguo, dividido entre ser um vigilante justiceiro e violento ou sucumbir à sua sede de vingança e rancor.
Mais tarde, Bruce reencontra seu filho, Damian, o qual fora treinado por seu avô Ra's Al Ghul para ser um assassino frio e seu sucessor, tendo o garoto chagado a efetivamente matar. Mas Bruce toma sua guarda e o treina pra que ele use seu potencial a favor da Justiça. Pouco tempo depois, Bruce é envolvido em um engendrado plano promovido pela organização secreta criminosa Luva Negra, liderada pelo Doutor Hurt, visando enlouquecê-lo e arruiná-lo. Batman consegue derrotar o grupo, mas é dado como morto ao fim da maxi série Batman R.I.P., ficando desaparecido até a morte do Novo deus Órion.
Bruce é então sequestrado pelos deuses de Apokolips durante a Crise Final . Durante o ataque devastador de Darkseid e seu séquito, os quais se infiltraram entre os humanos, escravizando-os e buscando recriar Apokolips na Terra, Doutor Symian e Doutor Mokkari, cientes da inteligência, capacidade e determinação anormais de Bruce Wayne, tentaram retirar essas características dele e implantá-las em um exército de clones fiéis a Darkseid. Mas o Detetive Encapuzado levou tal plano ao fracasso, escapou, e, por fim, enfrentou o próprio Darkseid, alvejando-o com o mesmo Projétil que matou Órion, o que deixou o Novo Deus agonizante. No entanto Darkseid atinge Bruce com a Sanção Ômega. Superman encontra um cadáver cremado vestindo um uniforme do Cavaleiro das Trevas e conclui que se trata do corpo de Bruce Wayne .
Após o fracasso da invasão de Darkseid, o boato de que Batman está morto leva os criminosos a provocarem um aumento desenfreado na criminalidade e violência em Gotham City, agora uma cidade sem seu protetor. Alfred Pennyworth, Tim Drake e Jason Todd percebem que a figura do Batman é necessária, e que alguém deve mantê-lo vivo, mas Dick, o substituto natural, não quer assumir o manto. Jason resolve se vestir de Batman e age com um justiceiro cruel, sendo depois confrontado e derrotado por Asa Noturna. Dick, convencido por Alfred, decide manter em segredo a morte do Batman original e aceita assumir o lugar de Bruce, agora em definitivo . Dick escolhe Damian Wayne pra ser o quinto Robin, uma vez que considerava que o neto de Ra's Al Ghul precisava de controle, enquanto Tim Drake estaria pronto. Após isso, Tim cria e se torna o Robin Vermelho, e, crente que Bruce não morreu, tenta achá-lo .
Mais tarde, descobre-se que, Tim tinha razão, pois o corpo que se pensava ser de Bruce, era, na verdade, o de um dos clones do Doutor Mokkari. O verdadeiro Wayne, havia sido condenado à Sanção Ômega, a qual o amaldiçoara a uma infinidade de encarnações, mortes trágicas e reencarnações através do tempo, as quais culminariam com uma morte final que também destruiria o continuum espaço-tempo através de uma explosão de Radiação Ômega . Por fim, com mais uma demonstração de sua genialidade e estratégia, Bruce, após derrotar sozinho a Liga da Justiça, consegue quebrar a maldição, voltar ao seu período cronológico correto e impedir a aniquilação causada pela radiação Ômega. Dick Grayson chega a ser Batman concomitantemente a Bruce, mas logo retorna ao alter ego de Asa Noturna.
Doutor Hurt havia difamado o nome de Bruce Wayne e de sua família durante o período em que Bruce esteve ausente (em nenhum momento, sua presumida morte foi tornada pública por sua família). Ao voltar a ativa, Bruce dá início à Corporação Batman, quando revela publicamente que sempre financiou o Homem Morcego, sem, no entanto, revelar que ele é o próprio. Bruce também dá início uma equipe de versões do Batman espalhados pelo mundo, heróis financiados pela fortuna Wayne e liderados pelo Homem Morcego, os quais tem como principal inimigo, a organização criminosa Leviatã original . Por fim, a Corporação Batman derrota ao Leviatã, mas a um alto custo: A Corporação é desfeita, Talia cria um clone assassino de seu filho para derrotar Bruce, mas o clone acaba matando o Damian Wayne original, causando um impacto profundo em Wayne, que volta a ser um herói muito sombrio e solitário.

Personalidade

Como Batman, a personalidade de Bruce Wayne variou conforme o passar do tempo. As histórias mais novas preferem mostrá-lo como uma pessoa que despreza tanto o contato social, quando as comodidades e frivolidades que sua fortuna podem lhe proporcionar, no entanto, mantendo-se fingindo que é playboy preguiçoso, sendo que o Batman, com uma personalidade forte e sombria, é a personalidade dominante, a "verdadeira" identidade do bilionário. As versões pré-Crise apresentam um Bruce Wayne mais maduro e responsável, sendo Bruce a personalidade dominante.
Wayne guarda seu segredo muito bem, e apenas poucas pessoas sabem que ele é o Batman (ou o Batman é ele, se preferir). Alguns vilões descobriram sua identidade ao longo dos anos, como Ra's Al Ghul, Hugo Strange, o Charada, Bane e Silêncio (Thomas Elliot, antigo amigo de infância de Bruce Wayne).

Bruce Wayne

Bruce Wayne se mostra perante a sociedade como um playboy irresponsável e superficial que vive da fortuna herdada dos pais (conquistada quando os pais de Bruce investiram em Gotham antes de a cidade tornar-se uma grande metrópole) e dos lucros obtidos pelas Empresas Wayne, uma grande empresa no ramo da tecnologia de ponta. Contudo, Wayne também é conhecido por suas contribuições para caridade, especialmente através da Fundação Wayne, fundação dedicada a ajudar vítimas de crimes e prevenir que pessoas tornem-se criminosas. Essa personalidade de Bruce Wayne foi inventada por ele para evitar que alguém desconfiasse de seu alter-ego, às vezes fingindo-se bobo e egoísta para que ninguém o descubra. Batman deixou claro que considera manter sua identidade secreta prioridade máxima, chegando a ficar perto da morte várias vezes para evitar mostrar suas habilidades em público como Bruce Wayne.

Batman

Como eu já disse, Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age quando o usa tem o objetivo de intimidar seus adversários. Enquanto Bruce Wayne é despreocupado e irresponsável, Batman é frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando torna-se Batman, tanto para disfarçar como para intimidar.

Na verdade, Batman é a personalidade real na mente de Bruce Wayne. Em alguns momentos isso ficou bem claro. Em uma história em quadrinhos, Alfred pediu para que ele tirasse a máscara para ficar mais a vontade, Batman retrucou: "Às vezes eu fico mais confortável de máscara". Num episódio de Batman do Futuro, ficou claro que ele mesmo quando pensa, a sua subconsciência o chama de Batman. Mostrando que Batman que é a verdadeira personalidade e Bruce Wayne apenas uma fantasia.
Batman costuma atuar apenas à noite (e não durante o dia, como no seriado dos anos 1960), imitando os hábitos dos morcegos. Em histórias mais recentes, surgiu a ideia de Batman como uma lenda urbana.

Fósforos Malone

Fósforos Malone foi um bandido vulgar que certa vez atuou como espião para o Batman. Batman ocasionalmente disfarça-se para infiltrar bandos criminosos. Quando Malone foi morto, Batman assumiu sua identidade. Na saga Jogos de Guerra foi revelado que Batman planejava fazer de Fósforos Malone o chefão do crime de Gotham, tendo total controle sobre os criminosos que persegue como Batman.

Habilidades e recursos

Batman não possui habilidades sobre-humanas, mas tem perícia de um atleta completo. Habilidoso em todas as formas de combate corpo-a-corpo ou com armas e ainda o maior detetive do mundo: mestre em fugas, disfarces e explosivos, inventor, cientista, acrobata, piloto. É especialista em ocultar-se, entra e sai de lugares sem ser notado.Por ser humano Batman é vulnerável as armas de fogo, mesmo com sua armadura a prova de balas, que não resiste ao tiro direto, sendo assim Batman(que só aparece a noite) utiliza as técnicas que aprendeu durante o treinamento na Liga das Sombras,que consiste em usar as sombras e lugares escuros,como as armações de madeira de um casarão, de baixo do chão das docas no canto escuro de uma casa, no teto de um corredor usando luvas com gancho,e várias outras opções que cada situação oferece, para se ocultar silenciosamente e derrubar um por um dos inimigos armados,pois consegue migrar de um desses esconderijos para qualquer outro sem que seus inimigos percebam;tais inimigos armados(capangas, na maioria das vezes)por não saber onde o herói esta, ficam extremamente vulneráveis a ataques surpresa.Ao perceber que seus aliados estão sumindo, os inimigos armados ficam com medo e desconcentrados, aproveitando esse medo Batman utiliza seus batarangues(ou bat-rangues, que são laminas de arremesso)para fazer barulho assustando os inimigos para que eles gastem balas por nada, também pode usar esses para desarmar inimigos e para derruba-los a distancia,ou plana sobre os assustados para que eles gastem bala na sua enorme sombra.Quando a escuridão é ameaçada por lampadas Batman aciona um dispositivo em seu cinto parecido com um interruptor que emite um pulso eletromagnético que queima as lampadas.Sabe interrogar ou intimidar um suspeito tudo isso para armar estratégias de stealth. É inteligente e capaz de criar armas e transportes avançados, além de estar sempre à frente de seus adversários prevendo quase todas as situações.
Batman é considerado um dos mais fortes não-meta-humanos de toda face da terra, podendo derrotar seres muito mais poderosos que ele próprio com uma combinação de inteligência, raciocínio rápido e habilidades que desenvolveu através de árduo treinamento. Os roteiristas são quase unânimes em justificar esse perfeccionismo, genialidade nos atos, raciocínio e planejamento do personagem devido a sua extremada obstinação como vigilante, a qual, muitas vezes, chega a ser retratada como um desequilíbrio mental, igual ao que aflige seus inimigos do Asilo Arkham. Há de se convir, que as vezes, a justificação dessas capacidades ultrapassa a barreira da lógica, criando situações extremamente irreais, como a de resistir aos Raios ômega de Darkseid.

Armas

O cinto de utilidades contém ampla gama de dispositivos, tais como lasers, cápsulas de gás, e batrangs bem afiados, bombas de gás, e bat-corda que aguenta mais de 150 kg. Na Era de Prata dos Quadrinhos, ele parecia ter um dispositivo para cada tipo de situação. Sua máscara assim como seu traje são à prova de balas de baixo calibre, feitos de um material bem resistente chamado Kevlar. Também é usado Nomex, material resistente ao fogo, em seu traje. Batman ainda possui veículos dotados de equipamentos de última geração, como o Batmóvel, batplano, batlancha e o batwing. Aproveitando dos avanços tecnológicos de sua empresa, Waynetech (das Empresas Wayne), não é raro ver o Batman testando novos dispositivos. Na Bat-caverna, Batman pode ainda contar com um supercomputador, e no novo desenho O Batman conta ainda com o batwave, que o liga com a Bat-caverna esteja onde estiver.

Fraquezas

Exatamente por ser um humano comum (uma característica rara em super-heróis), o Batman pode se ferir em combate, mas na maioria dos casos pode contar com seu fiel mordomo, Alfred, formado em medicina de guerra e que também o ajuda a resolver muitos dos casos em que Batman se envolve.
Devido ao seu trauma de infância, o Batman não tem o costume de se envolver emocionalmente com ninguém. Sua desconfiança em tudo e todos o afastou até mesmo dos grandes heróis com os quais já lutou lado a lado muitas vezes, como o Superman, e isso às vezes é usado pelos vilões como um modo de isolar o Cavaleiro das Trevas. Batman também tem uma espécie de problema psicológico que o faz relembrar do crime que vitimou seus pais quando no Beco do Crime à noite.

Aliados

Alfred Pennyworth, o mordomo, é o mais importante aliado do Batman, parecendo, às vezes, ser o Batman do Batman. Parece haver alguma ligação do mordomo dos Wayne com a Scotland Yard, e às vezes Alfred dá algumas dicas subliminarmente para o Batman ou a dupla dinâmica. Alfred ainda tem formação em medicina de guerra, sendo extremamente útil para o Cruzado Encapuzado quando se fere. Alfred também fez teatro na Inglaterra e consegue imitar a voz de Bruce Wayne, que em algumas vezes foi muito útil para criar um álibi ao herói. Alfred, que nunca formou família, foi quem criou Bruce após este ficar órfão. Isto criou entre ambos uma relação de pai e filho.

Robin, é o parceiro oficial do Batman. Já houve cinco Robins, seis se contarmos o Robin do futuro mostrado em O Cavaleiro das Trevas: Dick Grayson, filho adotivo de Bruce, o Robin original que fundou os Jovens Titãs e posteriormente tornou-se o Asa Noturna; Jason Todd (morto pelo Coringa em Morte em Família, por decisão do público, e ressuscitado por Ra's Al Ghul, posteriormente se tornando o vilão Capuz Vermelho ; Tim Drake, também filho adotado por Bruce,e terceiro Robin; Sthephanie Brown (a salteadora), primeira Robin feminina, sendo, no entanto, por apenas um breve período em Jogos de Guerra (quando foi demitida); e Damian Wayne, filho natural de Bruce com Tália al Ghul, e quinto Robin. Considerando-se um futuro alternativo, podemos contar Carrie Kelly, a Robin da mini-série O Cavaleiro das Trevas.

Comissário Gordon, maior aliado de Batman na luta contra o crime em Gotham, acionando o Bat-sinal sempre que julga necessária a ajuda do Batman;

Barbara Gordon, filha do Comissário, sendo a criadora e primeira Batgirl. Hoje está paraplégica e agora ajuda os heróis como a hacker de computadores conhecida como Oráculo (Oracle).

Lucius Fox, que trabalha como CEO das Empresas Wayne e cuida de tudo no lugar de Bruce, deixando-lhe maior tempo livre para o combate ao crime.

Há ainda muitos outros nomes, como Cassandra Cain, a nova Batgirl; Jean-Paul Valley, conhecido por Azrael, que substituiu Bruce durante sua recuperação na saga Queda do Morcego; entre muitos outros nomes.

Vilões

Se for verdade o que diz a frase quanto mais poderoso o vilão, mais valoroso é o herói que o derrota", não é surpresa que o Batman seja considerado um dos maiores super-heróis de todos os tempos. Seu elenco de adversários reúne alguns dos mais emblemáticos nomes de todo o gênero, reunindo uma vasta galeria com os criminosos mais insanos e perigosos do mundo das histórias em quadrinhos. Confira a seguir um pequeno perfil de alguns destes expoentes da malvadeza.

O Coringa

Primeira aparição: Batman 1, 1940.

O pior dentre todos os inimigos do Homem-Morcego já contou diferentes histórias sobre sua origem. Tantas foram que nem ele mesmo sabe diferenciar realidade de ficção. A versão mais aceita até hoje é aquela estabelecida por Alan Moore na clássica "Batman: a piada mortal", que mostra o futuro Coringa como um homem casado e, dentro do possível, até mesmo feliz. Assistente de laboratório da Indústria Química ACE, em Gotham, ele deixa seu emprego no intuito de seguir o sonho de se tornar um grande comediante. Logo no começo, percebe que suas piadas não encontram eco na platéia. Sentindo-se um fracasso e precisando sustentar a esposa grávida, ele acaba se envolvendo com criminosos. A idéia é se passar pelo criminoso Capuz Vermelho e levar dois criminosos mequetrefes pela fábrica química, com o objetivo de assaltar a empresa vizinha, uma fabricante de baralhos. As coisas começam a dar errado quando, no dia planejado para o assalto, sua esposa morre eletrocutada em um acidente doméstico. Sem motivos para seguir seu plano, o futuro Coringa acaba sendo coagido por seus novos sócios a se ater ao combinado. Na hora da ação, no entanto, os planos do bando são frustrados pelos seguranças da empresa e por Batman. Os dois criminosos são baleados enquanto que o homem que se passava pelo Capuz Vermelho acaba entrando em pânico ante a presença do Cavaleiro das Trevas e pula em um tonel de produtos químicos. Sai de lá com a pele branca, os cabelos verdes, lábios vermelhos e completamente enlouquecido. Jogado além dos limites da sanidade, nasce naquele momento o Coringa.

Denominando-se "O Príncipe Palhaço do Crime", ele começou a cometer uma série de crimes cruéis, em que qualquer lógica deixava de existir. Ao longo dos anos, Batman sempre conseguiu frustrar seus planos, iniciando um ciclo vicioso que é típico da maioria dos vilões dos quadrinhos: o Coringa cometia um crime, Batman o prendia no Asilo Arkham, ele fugia para aprontar mais uma e ser preso novamente. Isso desenvolveu um grande laço de ódio entre o herói e o criminoso.

A insanidade do Coringa quase levou Batman à loucura em mais de uma vez. Uma delas foi quando o criminoso aleijou a filha adotiva do comissário Gordon, Bárbara Gordon (a Batgirl, que na cadeira de rodas virou a Oráculo), e tentou enlouquecer o policial mostrando-o diversas fotos da tragédia. Outra foi quando espancou e assassinou o segundo Robin, Jason Todd. Na época, o Coringa havia caído nas graças dos aiatolás, sendo sagrado embaixador iraniano na ONU conseguindo, assim, imunidade diplomática. Posto que foi revogado pouco depois.

Devido à sua insanidade e extrema falta de sentimentos humanos, o Coringa está entre os mais clássicos e perigosos inimigos de Batman.

O Pinguim

Primeira aparição: Detective Comics 58, 1941.

Oswald Chesterfield Cobblepot teve uma infância miserável. Ainda era jovem quando seu pai faleceu vítima de broncopneumonia. Atribuindo isso ao fato de seu marido ter saído na chuva sem um guarda-chuva, a Sra. Cobblepot passou a insistir que o filho sempre saísse de casa carregando um, independente do clima. Isso, aliado ao excesso de peso do menino fizeram com que ele se tornasse o alvo preferido das gozações de outros garotos, especialmente de um valentão apelidado "Cação", que lhe deu a alcunha pelo qual seria conhecido no futuro: Pinguim. Amargurado, o jovem Oswald passou a treinar boxe, até que certo dia conseguiu se vingar de Cação, espancando-o selvagemente. Em represália, Cação destruiu a loja de aves da Sra. Cobblepot, matando os pássaros que Oswald considerava seus únicos amigos no mundo.

Anos mais tarde, graças à ajuda de uma tia, Oswald ingressou na faculdade, formando-se em ornitologia, a ciência que estuda os pássaros. Apesar da vida razoável que levava, Oswald carregava consigo muita raiva acumulada desde a infância e, quando isso explodiu, passou a usar seus conhecimentos em ornitologia para cometer crimes, adotando o infame apelido que recebera na infância. Para tal, passou a usar os pássaros e uma série de guarda-chuvas adaptados que podem ser convertidos em metralhadoras, lança-chamas, espadas, esconder hélices a motor, lançar gás, ácido e trazer uma série de outros recursos.

Apesar de sua periculosidade, o Pinguim possui uma grande fraqueza: a vaidade. E Batman não só sabe disso quanto usa essa fraqueza para deter o Pinguim sempre que necessário.

O Charada

Primeira aparição: Detective Comics 140, 1948.

Edward Nashton, ou Edward Nigma, o Charada é um homem que adora planejar um crime e enviar pistas sobre seus futuros atos em forma de enigmas para a polícia, que, obviamente, as repassa ao Batman. E. Nigma descobriu sua fascinação por quebra-cabeças e charadas ainda na infância, quando trapaceou em um concurso para ganhar um prêmio na escola. Na ocasião, ganharia o prêmio quem montasse um quebra-cabeças mais rapidamente e, na noite anterior à competição, Ed conseguiu fotografá-lo, tornando sua tarefa muito mais fácil. Esse gosto por enigmas e trapaças foi crescendo na medida em que ele amadurecia, de forma que se tornar um trapaceiro profissional foi apenas questão de tempo.

O Charada, ao contrário de alguns dos membros da galeria de vilões do Batman, é um criminoso que usa muito mais o cérebro do que músculos ou armas para cometer seus crimes. Isso faz com que ele seja um dos inimigos menos perigosos do Homem-Morcego.

Sua principal fraqueza é a estranha compulsão que tem de enviar pistas à polícia sobre seus futuros crimes. Aparentemente, Nigma é incapaz de cometer um crime sem que antes o descreva em forma de charada ou quebra-cabeças. Por outro lado, sua criatividade faz com que ele seja capaz de conceber qualquer charada adaptada ao crime que pretende cometer.

O Charada é um dos poucos inimigos de Batman que deduziu sua verdadeira identidade. No entanto, não há nenhuma possibilidade dele deixar a informação "vazar". Como Batman explica, "qual é a graça de uma charada se todo mundo sabe a resposta?", diz, se referindo à obsessão do Charada por enigmas e o maior de todos eles: "Quem é o Batman?".

Duas-Caras

Primeira aparição: Detective Comics 66, 1941.

Harvey Dent era um promotor de Gotham City que forjou uma aliança com o então tenente (e mais tarde, capitão e finalmente, comissário) da polícia James Gordon e o Batman para limpar as ruas da cidade. Essa aliança acabou de maneira trágica quando o chefe Moroni, um gângster local, jogou ácido na cara de Harvey durante seu julgamento, deformando metade do rosto do promotor e deixando a outra metade intacta.

A deformação de metade de seu rosto fez aflorar em Dent uma desordem de múltipla personalidade, deixando-o insano. Surgiria então o criminoso conhecido como Duas-Caras. Obcecado com a dualidade e os opostos, uma de suas marcas registradas são crimes envolvendo o número dois. A outra (porque o Duas-Caras teria que ter duas marcas registradas, certo?) é o dólar de prata, com uma das faces riscada, que o Duas-Caras usa para tomar qualquer decisão relativa aos seus crimes. Geralmente antes de cometer um crime ele joga a moeda pra cima: se cair a face intacta, ele desiste; se cair a riscada ele segue em frente.

Ao longo dos anos, Harvey tentou reparar o lado deformado de seu rosto com cirurgias plásticas. Infelizmente, isso não bastou para curá-lo e, assim sendo, o próprio Dent acabou deformando seu rosto novamente e voltando ao crime.

Mulher-Gato

Primeira aparição: Batman 1, 1940 (The Cat), Batman 2, 1940 (Catwoman).

Depois do suicídio de sua mãe e do falecimento de seu pai, a jovem Selina Kyle vagou pelas ruas de Gotham por uma semana, até ser presa e mandada para o orfanato Seagate. Independente demais para aceitar as regras do lugar, Selina foi por várias vezes punida pela diretora e suas subordinadas. Ao conseguir secretamente um código que desativava os alarmes do local, ela passou a visitar os telhados do orfanato todas as noites.

Certa vez, depois de ser mandada para a solitária, Selina descobriu que a diretora do Seagate desviava parte dos recursos destinados à instituição (uma fundação filantrópica) para seu próprio bolso. Selina decidiu então usar essa informação para chantagear a mulher e acabou enfiada dentro de um saco e jogada de um precipício em um rio, para que morresse afogada - o mesmo método que certas pessoas utilizam para se livrar de felinos indesejados, diga-se de passagem. Para sua sorte, a futura Mulher-Gato conseguiu sobreviver e, de volta ao Seagate, obrigou a diretora do lugar a apagar todos os dados relativos a Selina Kyle presentes no computador da instituição.

Livre, passou a roubar para sobreviver. Mais tarde, se tornou uma prostituta na zona boêmia de Gotham City. Nessa época, Batman começou a fazer suas primeiras aparições na cidade e seus atos inspiraram Selina. Ela confeccionou um uniforme e valendo-se das habilidades adquiridas em seus anos de vida bandida, se tornou uma ladra profissional. Surgia assim a Mulher-Gato.

Apesar de ter sido introduzida originalmente para ser mais um dos vilões combatidos pelo Homem-Morcego, seu status como vilã é um tanto ambíguo. Selina segue seu próprio código moral (ela nunca mata) e ocasionalmente se une ao Batman para combater uma ameaça em comum. Ou para pedir ajuda. Isso forjou um estranho laço de amor/ódio entre ambos.

O Espantalho

Primeira aparição: World´s Finest Comics 3, 1941.

O Dr. Jonathan Crane era um professor de Psicologia na Universidade de Gotham, cuja especialidade era a psicologia do medo. Quando jovem, ele era atormentado pelos valentões da escola e da faculdade, devido ao seu jeitão "nerd" e sua figura mirrada. Ele se tornou o Espantalho para se vingar daqueles que o atormentavam. Em uma discussão na Universidade, quando já era professor, Jonathan disparou um tiro contra um vaso de flores, no intuito de se fazer ouvido pelo corpo docente da Instituição, que queria cortar as verbas de suas pesquisas. O incidente fez com que ele fosse demitido. Assumindo novamente a identidade do Espantalho e munido de um gás que provoca um sentimento de medo mortal em quem o inala, Jonathan assassinou todos aqueles que considerava responsáveis pela sua demissão.

Depois disso, assumiu de vez a vida de crimes, usando-se de uma variedade de gases do medo e valendo-se de todo o seu conhecimento da psicologia do medo como arma.

Senhor Frio

Primeira aparição: Batman 121, 1959.

O Senhor Frio apareceu na década de 60 como uma espécie de vilão "cômico" do gibi do Batman, fazendo parte da mesma categoria de criminosos ao qual pertenciam o Mariposa Assassina e o Chapeleiro Louco.

Nos anos 90, no entanto, os produtores do desenho animado do Batman viram um grande potencial desperdiçado no vilão e decidiram investir nele, estabelecendo, inclusive, sua origem, que passou a valer não só para a telinha, quanto para os gibis. Dessa forma, descobrimos que Victor Fries era fascinado por experimentos que envolviam baixas temperaturas desde criança, quando congelava animais. Devido ao seu desvio comportamental, foi enviado para uma escola de normas rígidas, que lhe daria mais disciplina. Lá conheceu Nora, sua futura esposa.

Infelizmente, Nora contraiu uma doença fatal. Para conseguir o dinheiro necessário para ajudar a esposa, Victor arrumou um emprego em uma grande empresa, trabalhando com criogenia. Nesse ínterim, ele descobriu uma maneira de congelar Nora, de forma a impedir o avanço da doença, preservando sua vida até que uma cura fosse encontrada. Quando seu patrão, Ferris Boyle, descobriu o que Victor estava fazendo, decidiu parar o experimento e descongelar Nora. No conflito que se seguiu entre ambos, Victor foi atirado em uma mesa cheia de produtos químicos. A reação deles com Victor teve um efeito inesperado, fazendo com que sua temperatura corporal caísse tanto que ele só poderia sobreviver em temperaturas abaixo de zero. Como resultado, Victor teve que desenvolver um traje refrigerado que mantivesse sua temperatura corporal nesses níveis. Surgia assim o Sr. Frio.

Os crimes deste malfeitor geralmente envolvem o congelamento indiscriminado de tudo e todos que cruzarem seu caminho. Da galeria de vilões do Batman, ele é um dos poucos que praticamente nunca se envolve com outros criminosos, preferindo agir sozinho.

Hera Venenosa

Primeira aparição: Batman 181, 1966.


A Dra. Pamela Lillian Isley era uma botânica de Seattle, na verdade, uma das mais respeitadas cientistas em seu campo de atuação. Isso até que Jason Woodrue (também conhecido como Homem Florônico) conduzisse alguns experimentos em Pamela. Ao injetar toxinas em sua corrente sangüínea ela se tornou imune a todas as espécies de venenos, viroses, bactérias e fungos. Como "bônus", Pamela ainda ganhou um toque mortal. Basta um beijo seu e qualquer pessoa fica sob seu comando. Um pouco mais de contato e a pessoa cai dura a seus pés. Desnecessário dizer que isso fez com que a pobre doutora ficasse pinel e, como todo doidão do Universo DC que se preze, migrasse para Gotham City.

Uma mulher muito atraente, Pamela seduz tanto homens quanto mulheres pelas toxinas retiradas das plantas que tanto conhece. Ela se especializou em híbridos e é capaz de criar as mais poderosas toxinas conhecidas.

Uma inimiga perigosa, a motivação para seus crimes geralmente envolve seu desgosto com a forma como o ser humano trata o meio-ambiente, especialmente a flora do planeta.

Ras Al Ghul

Primeira aparição: Batman 232, 1971.

A "Cabeça do Demônio" já tinha séculos de idade quando travou seu primeiro embate com o Batman.
Devido ao Poço de Lázaro - uma espécie de "fonte da juventude", capaz de curar qualquer ferimento ou doença e devolver a juventude a quem nela entra -, Ras Al Ghul sobreviveu por séculos acumulando riqueza, conhecimento e poder. Ele rivaliza as capacidades do Cavaleiro das Trevas tanto em combate corpo-a-corpo, quanto em esgrima e capacidade dedutiva. Isso, somando-se ao fato dele comandar uma verdadeira legião de seguidores conhecida como "a Liga dos Assassinos", que emprega alguns dos matadores mais infalíveis do planeta, aumenta ainda mais sua periculosidade.

Ao contrário dos demais inimigos do Batman, o objetivo primordial de Ras não é o poder e a riqueza. Isso ele já tem de sobra. O que Ras quer é fazer uma limpeza no mundo, exterminando boa parte dos homens e mulheres do planeta, de forma que a população humana chegue a números menos absurdos e, com isso, a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais sofra uma desaceleração. Ras tem os meios para conseguir isso e geralmente o tenta por meio de ameaças biológicas e disseminação de pragas criadas em laboratório. Seus planos, no entanto, sempre são frustrados pelo Batman.

Como foi dito acima, suas capacidades intelectuais rivalizam com as do Cavaleiro das Trevas, a quem Ras geralmente se refere como "O Detetive". Prova disso é que Ras é um dos poucos que chegou à conclusão de que Batman e Bruce Wayne são a mesma pessoa. No primeiro encontro entre os dois, Ras apareceu de surpresa na Batcaverna, aparentemente pedindo a ajuda do herói para resgatar sua filha Tália e o primeiro Robin, Dick Grayson. O suposto seqüestro de ambos era, no entanto, um ardil de Ras para testar Batman, a quem ele considera como a única pessoa digna de sucedê-lo em sua luta pelo controle populacional. Não que Wayne esteja interessado...

Tália, a filha de Ras, foi um dos interesses românticos de Bruce Wayne/Batman, a quem ela costumava se referir como "meu amado". Por mais de uma vez, Tália se desiludiu com o pai e seus planos e o deixou. Em uma dessas ocasiões, ela foi encarregada de dirigir a LexCorp para o ex-Presidente Lex Luthor. Nessa época, Tália chegou a vender a companhia a Wayne, para ajudar o Super-Homem e o Batman a derrotar o vilão.

Na agora clássica história "O filho do Demônio" (publicada aqui na longínqua "Graphic Novel 5"), Ras obteve sucesso em conseguir o auxílio de Batman para derrotar o assassino que havia tirado a vida de sua esposa. Nessa história, Batman se casa com Tália, que fica grávida do herói. Depois de ver seu amado quase perder a vida em sua defesa, Tália percebe que não poderia manter o herói ao seu lado. Alegando que havia sofrido um aborto natural, dissolve o casamento de ambos. Quando deu à luz ao bebê, Tália a entrega a um orfanato, sem nenhuma identificação que o ligasse aos pais, exceto um colar que antes pertencera à sua mãe.

(Aqui cabe um parênteses: Depois da reformulação sofrida pelo Universo DC em "Crise nas infinitas Terras", "O filho do Demônio" passou a ser considerada uma história pertencente à série "Túnel do tempo", ou seja, não faz parte da continuidade oficial de Batman. Duas versões adultas da criança gerada no relacionamento entre Bruce e Tália apareceram futuramente, nas histórias "O reino do Amanhã" e "Irmandade do morcego").

Em outra história, intitulada "A morte e as donzelas", foi revelado que Ras teve uma outra filha, Nyssa, que nascera no começo do século 18. Fascinada pelas histórias contadas pela sua mãe, Nyssa decidiu sair à procura do pai, eventualmente encontrando-o no norte da África. Impressionado por sua beleza e habilidades, Nyssa se tornou seu braço direito, acompanhando-o em suas empreitadas. O fascínio de Ras pela filha foi tão grande que ele inclusive permitiu que ela desfrutasse do Poço do Lázaro aumentando sua expectativa de vida de maneira substancial.

Assim como aconteceria com Tália no futuro, Nyssa eventualmente ficou insatisfeita com os planos e métodos de Ras e separou-se dele. Ras concordou com isso, desde que os filhos de Nyssa se tornassem seus herdeiros. Nyssa recusou-se a isso e Ras a deserdou.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Nyssa e sua família foram enviadas para campos de concentração. Nyssa viu impotente seus parentes morrerem em experimentos conduzidos por médicos nazistas pertencentes à mesma escola do sádico Doutor Mengele.

Amargurada e aterrorizada pelo que presenciou e pelo fato de ter concluído que Ras e a maior parte do mundo haviam simplesmente deixado-a desamparada para morrer nas mãos dos nazistas, ela traçou um plano de vingança. Usaria seus recursos para seqüestrar e fazer uma lavagem cerebral em Tália, com o intuito de usá-la para assassinar Ras. Além disso, iria matar o Super-Homem usando balas de kriptonita roubadas da Batcaverna.

Batman conseguiu impedir o assassinato do Super-Homem, mas não o de Ras. Um pouco mais tarde, seria revelado que tudo isso não passava de um ardil do próprio Ras, que queria garantir seu legado, mostrando a suas filhas a validade de suas idéias e métodos. Apesar de morto, Ras conseguiu esse objetivo, já que hoje Tália e Nyssa são as comandantes da "Liga dos Assassinos" e pretendem continuar o legado do pai. Tália, inclusive, renegou o amor que sentia por Bruce Wayne e hoje considera o Batman o seu maior inimigo.

Bane

Primeira aparição: Batman: Vengeance of Bane 1, 1993.

Apesar de ser um vilão de segundo escalão e praticamente criado sob encomenda, Bane conseguiu o que nenhum dos inimigos do Batman havia conseguido até então: subjugar e derrotar o herói.

Dotado de uma força quase sobre-humana, aumentada pela droga "Veneno" e uma grande inteligência (ele deduziu a identidade do Cavaleiro das Trevas o que, francamente, não parece ser algo assim tão difícil, visto o número de pessoas que o fizeram), Bane nasceu condenado à prisão perpétua, condenado pelos crimes cometidos por seu pai. O único lugar que ele conhece é o interior de Pena Duro, um presídio localizado na ilha de Santa Prisca. Enquanto esteve preso, ele chegou a passar 10 anos na solitária e, ao sair de lá (mais ou menos) são se tornou uma lenda local. Determinado, passou a se exercitar e ler o máximo que podia, se valendo de todos os recursos que a prisão poderia lhe oferecer. Quando um cientista da prisão selecionava condenados para um experimento usando a droga experimental "Veneno", Bane foi um dos voluntários. Com sua já considerável força aumentada, apesar da grande dependência causada pela droga, Bane bolou um plano de fuga, no qual obteve total sucesso. Já fora da prisão, passou a perseguir sua obsessão: destruir o Batman.

Enquanto estava na prisão, os sonhos de Bane eram atormentados pela figura de um morcego demoníaco. Com o passar dos anos e ao ler sobre o guardião de Gotham, Bane se convenceu de que o Batman era a personificação do morcego demoníaco que atormentava seus sonhos. Isso me faz quase retirar o que disse acima sobre ele ser dotado de grande inteligência...

De qualquer forma, Bane passou um tempo estudando Batman antes de começar seu plano. Em uma boa iniciativa, ele destruiu os muros do Asilo Arkham, liberando os detentos nas ruas de Gotham. Por três meses Batman trabalhou sem descanso para recapturar todos os ex-detentos do Asilo. Quando alcançou o máximo de sua exaustão, acabou encontrando Bane esperando por ele na Mansão Wayne. Sem estar no melhor de sua forma, Batman foi derrotado pelo vilão, que quebrou a coluna do herói.

Provando que suas motivações iam além de destruir Batman, Bane estabeleceu-se como o chefão do crime em Gotham, enquanto que Wayne passava o manto do morcego para Jean-Paul Valley, o Azrael. O novo Batman defrontou-se e derrotou Bane sumariamente. Eventualmente, Wayne se recuperou e reassumiu seu papel de guardião de Batman. E Bane continua por aí, reaparecendo de vez em quando.

Tudo isso foi visto na grande saga "A queda do morcego".

Zsasz

Primeira aparição: Shadow of the Bat 1, 1992.

O Zsasz é um assassino serial e um personagem de quinta categoria, que tem o estranho fetiche de contar
seu número de vítimas fazendo talhos em sua pele. Cada cicatriz representa uma das pessoas que matou. Ele na verdade nem deveria estar nesta lista, pois nunca passou de um coadjuvante, mas como aparece em Batman Begins - em um papel sem importância, claro - fica aqui registrada qual é a sua maluquice, digo, modus operandi.

Romances

Talia al Ghul
Ao longo dos anos, Bruce teve vários relacionamentos amorosos, dentre os quais destacam-se:

Selina Kyle, a Mulher-Gato, com quem Bruce tem um relacionamento conturbado. Recuperava os objetos
roubados por ela, mas não tentava prendê-la pois tinha esperança de que se tornasse uma boa pessoa. Bruce a trata de forma visivelmente diferenciada em relação a qualquer outro ladrão, sendo muito mais brando com seus crimes. Selina, por sua vez, gosta de seduzi-lo e, vez por outra, até larga a capa de vilã e ajuda o Morcego contra alguma ameaça a inocentes;

Talia al Ghul, com quem chegou a ter um filho (Damian Wayne). Ambos tiveram uma paixão arrebatadora, mas o relacionamento nunca evoluiu pois Tália é filha do terrorista conspirador Ra's Al Ghul. Ra's até queria a união entre ambos, mas objetivava que o formidável detetive também se aliasse à sua causa assassina. Esperava que Bruce e Tália gerassem os mais formidáveis herdeiros para levar adiante seus ideais macabros de paz mundial. Tália sempre escolheu, sem hesitar, apoiar o pai em suas ações terroristas, porém, muitas vezes, acabou por traí-lo, denunciando seus planos para Bruce, e, às vezes, até ajudando-o diretamente. Essa situação de eterno conflito que atinge Tália, de ficar pressionada entre o pai de seu filho e homem de sua vida, e o pai que tanto admira e por quem nutre fidelidade sem limites, acabou por deixar muitas mágoas na relação do casal;

Vicky Vale, uma repórter com quem Bruce teve um longo, porém, raso relacionamento. Bruce nunca confiou nela, o suficiente, para confidenciar-lhe seu segredo. Após alguns anos, Vicky, cansada da falta de direção e evolução no relacionamento com Bruce, trocou-o por um repórter e viajou para fora de Gotham. Voltou apenas recentemente, após a "morte" de Bruce, e descobriu que seu ex era o Batman através de pura dedução lógica:

Sandra Asplin, a médica que Bruce procurou durante a saga "A Queda do Morcego". O Vigilante estava acometido por um stress emocional e físico profundo, e foi tratado pela médica, que usava a identidade falsa de Shondra Kinsolving. No entanto, ela não pode curá-lo, pois ele nunca esteve disposto a seguir o repouso receitado por ela, nem contar os verdadeiros motivos de seu esgotamento. Após ficar paraplégico, Bruce percebeu o quanto gostava da médica, mas, quando decidiu procurá-la, ela havia sido sequestrada por seu irmão, Benedict Asplin. Acontece que Sandra era uma mutante que podia tanto matar quanto curar pessoas com o poder de sua mente, e seu irmão pretendia usar tais poderes para ameaçar e extorquir em grande escala. Mesmo paraplégico, Bruce, com o auxílio de Alfred, conseguiu libertar Sandra. Porém, Sandra não usava tais poderes por um motivo: isso degenerava sua mente. Quando Bruce quis pedi-la em casamento, já era tarde: sua mente estava profundamente afetada de forma irremediável. Sandra ainda usou uma última vez seu dom, curando instantaneamente a Coluna fraturada de Bruce. Hoje, ela vive sob os cuidados de uma equipe médica paga por Bruce;

Rachel Caspian, por quem Bruce teve uma profunda paixão durante seu segundo ano como Cruzado Encapuzado. Rachel era filha do justiceiro Ceifador, que morreu após assassinar Joe Chill. Bruce, cansado de tantas tragédias e violência estava disposto a abandonar a vida de vigilante e formar uma família com Rachel, mas ela, profundamente chocada com a morte do pai e horrorizada com o fato de ele ser um justiceiro assassino, escolheu se isolar do mundo como freira.

Jezebel Jet, com quem Bruce teve um relacionamento muito rápido um pouco antes da saga Batman R.I.P.. Mais tarde, ela se revelou uma mulher paga pela organização Mão Negra para seduzi-lo e traí-lo, mas Bruce revelou que já desconfiava dela;

Elseworlds

Trilogia Batman & Drácula: Chuva Rubra / Tempestade de Sangue / Bruma Escarlate, escrita por Doug Moench e desenhada por Kelley Jones, com arte-final de Malcom Jones III e Les Dorscheid no primeiro capítulo e John Beaty nos dois últimos.

Série O Reino do Amanhã (Kingdom Come) com texto de Mark Waid e traços realistas de Alex Ross. Nessa mini-série de 4 edições é mostrado um Batman diferente e envelhecido, mas nem por isso menos brilhante. A saga é considerada um marco na história da DC Comics. Em 2004, ganhou uma republicação pela Panini Comics, numa única edição encadernada, contendo todas as 4 edições da mini-série e mais uma história inédita.

Batman é provavelmente o personagem que já estrelou mais edições de Elseworlds. Já foi retratado como um cavaleiro medieval, um burguês do século XIX e mesmo num futuro cibernético no qual enfrentava um vírus de computador chamado Coringa (na história Digital Justice). Isto se deve provavelmente à maior facilidade de adaptar a base de sua história a outros cenários, visto se tratar de um ser humano normal, sem poderes.

Outros meios

Televisão


De 1966 a 1968, Batman, uma série com a estrela Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. A série tinha estética camp e mais preocupação com o humor (equipamentos como "bat-repelente de tubarão", onomatopeias- SOC!, POW! - nas lutas, os "santa (…), Batman!" de Robin).

Anime

2008 - Batman: Have I Got A Story For You
2008 - Batman: Crossfire
2008 - Batman: Field Test
2008 - Batman: In Darkness Dwells
2008 - Batman: Working Through Pain
2008 - Batman: Dead Shot

Cartoon

Anos 1960 - The Batman/Superman Hour
Anos 1970 - Super Amigos
Anos 1970 - The New Adventures Of Batman
Anos 1970 - The New Scooby-Doo Movies (participação especial)24
Anos 1980 - Super Powers: Galactic Guardians
Anos 1990 - Batman: The Animated Series
Anos 1990 - The New Batman Adventures
Década de 2000 - Batman Beyond (Batman do Futuro)
Década de 2000 - Liga da Justiça
Década de 2000 - The Batman.
Década de 2000 - Batman: The Brave and the Bold (Batman: Os Bravos e Destemidos)
2013 - Beware The Batman ("Cuidado com o Batman")

Cinema

                                          
Batman (1989)

Batman, o herói da sombria Gotham City luta para proteger a cidade de Coringa (Jack Nicholson). Batman (Michael Keaton) terá de livrar-se das garras do Coringa para cair nos braços da sensual e estonteante fotógrafa, Vicki Vale (Kim Basinger).

Batman Returns (1992)

A aliança do magnata sem escrúpulos Max Shreck. (Christopher Walken),com a mais nova sensação da cidade, O Pinguim (Danny DeVito), um ser nada comum, abala a calma e a tranquilidade dos habitantes de Gotham City. Batman (Michael Keaton) terá que impedir que os dois tomem conta de Gotham mas a situação se complica ainda mais com a aparição da Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), que sabe seduzir e manejar um chicote com a mesma facilidade. Nesta produção, Batman enfrenta grandes desafios.

Batman Forever (1995)

Percorrendo as ruas escuras de Gothan, Batman (Val Kilmer) está pronto para defender a lei e a ordem.
Mas desta vez, o perigo vem em dobro! Duas Caras (Tommy Lee Jones) é um vilão que conta com a sorte para se vingar de Batman. Charada (Jim Carrey) é um gênio criminoso, cheio de truques sujos e ideias diabólicas. Juntos querem colocar seu terrível plano em ação: descobrir a identidade secreta do homem morcego e destruí-lo de uma vez por todas. Para deter esta dupla explosiva, Batman contará com a ajuda da irresistível Dra. Chase Meridian (Nicole Kidman) Psicóloga especialista em duplas personalidades e de um jovem acrobata que se transformará em seu novo parceiro, Robin (Chris O'Donnell).

Batman & Robin (1997)

Uma onda inteira de frio paira sobre a cidade de Gotham. A mais nova ameaça criminosa atende pelo nome de Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) - um vilão disposto a transformar a metrópole em seu domínio gelado. O Batsinal é acionado, iluminando a noite escura. Batman (George Clooney) e Robin (Chris O'Donnell) partem a toda a velocidade para atender ao chamado da justiça ! Longe dali, na América do Sul, uma dedicada cientista botânica sofre um inesperado acidente químico. Envolta pelas plantas exóticas que estudava, surge Hera Venenosa (Uma Thurman), uma mulher sedutora, com beijos mortais e um desejo incontrolável de vingança. Para deter esta nova dupla de criminosos, Batman e Robin precisarão de toda a ajuda possível e a jovem Barbara Wilson (Alicia Silverstone) pode ser a nova aliada deles na mais explosiva batalha entre as forças do bem e do mal.

Trilogia de Christopher Nolan (2005-2012)

Em Batman Begins (2005), o aclamado diretor Christopher Nolan (Amnésia) explora as origens do Cavaleiro da Trevas. Na busca pelos assassinos dos seus pais, o desiludido herdeiro Bruce Wayne (Christian Bale) viaja pelo mundo reunindo recursos para combater a injustiça e amedrontar aqueles que semeiam o medo. Com a ajuda de seu mordomo de confiança, Alfred (Michael Caine), do detetive Jim Gordon (Gary Oldman) e do seu aliado Lucius Fox (Morgan Freeman), Wayne retorna para Gothan City e liberta seu alter ego: Batman, um vigilante mascarado que usa sua força, intelecto e um arsenal de alta tecnologia para combater as forças sinistras que ameaçam a cidade.

Em The Dark Knight (2008), continuação de Batman Begins, reúne novamente o diretor Christopher Nolan e o ator Christian Bale, que reprisa o seu papel de Batman/Bruce Wayne em sua ininterrupta luta contra o crime. Agora, com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do Promotor Público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman terá que banir o crime organizado das ruas de Gotham de uma vez por todas. O trio se revela muito eficiente na árdua tarefa. Mas em breve, os três serão vítimas de uma mente criminosa brilhante e doentia, o Coringa (Heath Ledger), um vilão que está ascendendo no submundo e que pretende lançar Gotham em uma onda de anarquia, quase levando o Homem-Morcego a cruzar a tênue linha que separa o herói do vilão.

The Dark Knight Rises (2012), terceiro e último filme da série criada por Nolan reúne novamente o diretor e o ator Christian Bale, que reprisa o seu papel de Batman/Bruce Wayne em sua ininterrupta luta contra o crime. Após a luta ardual contra o Coringa (Heath Ledger), Batman precisará usar toda a sua força para vencer um novo vilão Bane (Tom Hardy),e Selina Kyle (Anne Hathaway). O filme será a conclusão da trilogia e Nolan afirmou que o final impossibilita uma sequência, o ator Christian Bale se referiu ao filme como o final de uma era.

Fã-filmes

Alguns fãs do Batman fazem filmes independentes inspirados no personagem, sem a permissão da Warner Bros. ou da DC Comics. O mais famoso entre eles é Batman Dead End, feito por Sandy Collora em 2003. Esse ganhou até uma história em quadrinhos baseada no curta. Outro fã-filme famoso é Batman City of Scars, uma produção de 27 mil dólares. Foi filmado em 21 dias.

O Começo da Liga da Justiça nos Cinemas

Em 20 de julho de 2013 foi anunciado na San Diego Comic-Con 2013 que o herói se encontraria com
Super-Homem no universo DC nos cinemas. O painel mostrou uma imagem com o logo do Morcego e o S do Super-Homem sobrepostos. Uma das frases da HQ O Cavaleiro das Trevas foi citada, "Quero que você lembre da minha mão na sua garganta. Quero que você se lembre do único homem que o derrotou". O novo "Batman" será o ator Ben Affleck. O filme, que estrearia em 17 de julho de 2015, agora será lançado em 6 de maio de 2016, 10 meses depois.

Jogos eletrônicos

Batman para Amstrad PCW, 1985.
Batman: The Caped Crusader para várias plataformas de 8-bits e 16-bits
Batman para Sega Mega Drive, NES, Atari Lynx, Commodore Amiga, ZX Spectrum, Game Boy e PC.
Batman: Return of the Joker para NES e Game Boy.
Batman Returns para NES, Super NES, Mega Drive, Sega CD, Sega Game Gear e Lynx.
Batman: The Animated Series para Game Boy e Game Gear.
The Adventures of Batman & Robin para Super NES, Mega Drive, Sega CD e Game Gear.
Batman Forever para Super NES, Game Boy, Sega Mega Drive, e Sega Game Gear.
Batman Forever: The Arcade Game para Arcade, PlayStation e Sega Saturn.
Batman & Robin para PlayStation.
Batman: Total Chaos para Game Boy Color.
Batman Beyond: Return of the Joker para Nintendo 64 e PlayStation.
Batman: Vengeance para GameCube, PlayStation 2, PC, Xbox, Game Boy Advance e Microsoft Windows.
Batman: Rise of Sin Tzu para PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance.
Batman: Dark Tomorrow para PlayStation 2 (cancelado), Xbox e GameCube.
Batman Begins para PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance.
Lego Batman: The Video Game Para Wii, Nintendo DS, Playstation 3, Xbox 360, Playstation 2, Microsoft Windows e PlayStation Portable.
Batman: Arkham Asylum para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.
Batman: Arkham City para PlayStation 3, Nintendo Wii U, Xbox 360 e Microsoft Windows.
Gotham City Impostors para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.
Lego Batman 2: DC Super Heroes para PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, PS Vita, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Wii.
Injustice: Gods Among Us para Playstation 3, Nintendo Wii U Xbox 360, iPhone e Mac.
Batman: Arkham Origins para PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows.
Batman: Arkham Origins Blackgate para Nintendo 3DS e PlayStation Vita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário